De Guaratuba para o mundo! Ostras de Guaratuba recebem selo de Indicação Geográfica
- Chef Pierre Dornelles

- 28 de out.
- 3 min de leitura
As ostras de Guaratuba ganharam fama internacional ao serem consideradas por especialistas japoneses como a terceira melhor em sabor do mundo, o que lhe rendeu um selo de Indicação Geográfica (IG).
Mas antes, vale explicar sobre a IG e sua importância:
Uma Indicação Geográfica (IG) é um nome de local (cidade, país ou região) que identifica um produto ou serviço com uma qualidade ou reputação específica ligada à sua origem geográfica. Ela protege o produto, agrega valor a ele e valoriza a cultura local ao reconhecer que suas características únicas vêm daquele território específico.
Ostras da Baía de Guaratuba PR
A ostra nativa cultivada na Baía de Guaratuba, no litoral do Paraná, tem alcançado notoriedade. Atualmente, ela obteve o selo da Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência, um importante selo conferido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
A IG é um reconhecimento que certifica produtos característicos do seu local de origem, que apresentam uma qualidade única e diferenciada em função dos recursos naturais e do saber-fazer local. No caso da ostra de Guaratuba, especificamente cultivada na região do Cabaraquara (conhecida como centro de cultivo e consumo), o selo leva em consideração diversos fatores:
Qualidade da Água e Ecossistema: A produção está inserida em uma área de preservação ambiental com baixa ocupação humana, garantindo uma qualidade de água excepcional e um ambiente puro, o que é crucial para um molusco que filtra cerca de 150 litros de água por dia.
Características de Sabor e Textura: A ostra nativa da Baía de Guaratuba é reconhecida por ter um sabor levemente adocicado e uma textura mais carnuda e firme, além de apresentar uma casca mais engrossada e um tamanho generoso, variando, em média, de 7 a 10 centímetros de comprimento.
Ambiente Hídrico Único: A baía é cercada por serras e recebe as águas de 24 rios que desembocam no local. Esta dinâmica traz água doce, matéria orgânica e algas que se misturam com a água salgada que entra pelo fluxo das marés, na "boca da barra".
Dieta Rica da Ostra: Como explica Nereu de Oliveira, maricultor e representante da Associação Guaratubana de Maricultores (Aguamar), essa mistura de águas proporciona uma condição ideal de algas que fazem parte da dieta da ostra.
Espécies Nativas: O cultivo se concentra nas espécies nativas da região, a Crassostrea, Gazar e Rizophora.
Tradição: Estima-se que o cultivo na região do Cabaraquara tenha começado em meados de 1980.
De acordo com Associação Aguamar, foram produzidas 1,2 milhão (100 mil dúzias) de ostras em 2024, número que demonstra crescimento em comparação com as 960 mil (80 mil) cultivadas em 2023.
Onde comprar em Guaratuba
No Caminho das Ostras, na comunidade do Cabaraquara (acesso na estrada ao lado do Ferry Caiobá-Guaratuba), vários restaurantes servem a iguaria em meio à Mata Atlântica e com direito a caminhar pelo mangue e contemplar a vista da baía. In natura, gratinada, com mel, frutas, cachaça, ou como ingrediente principal do risoto, as variações de preparações do molusco pretendem agradar todos os paladares.
O turista e morador também pode preparar a ostra em casa. A dúzia da ostra pode ser comprada direto do produtor no Mercado Municipal do Peixe (Rua Newton de Souza, nº 364, Centro - Guaratuba PR).
Relevância da Indicação Geográfica
A indicação geográfica (IG) é um mecanismo que valoriza produtos tradicionais ligados a regiões específicas. Conforme apontado pelo Sebrae, ela desempenha dois papéis essenciais: conferir valor ao produto e proteger a identidade da área produtora.
Além de contribuir para a preservação da biodiversidade, do conhecimento e dos recursos naturais, as IGs impulsionam a economia local e promovem o desenvolvimento regional, fortalecendo a identidade e o reconhecimento do território.
Para seu evento
Ostras, assim como outros frutos do mar, fazem parte do cardápio do Chef Pierre Dornelles integrando as maravilhosas ilhas gastronômicas entre outros pratos.
Quer conhecer mais inspirações e cardápios exclusivos?
Acompanhe nosso trabalho no Instagram!
Compartilhe este post com quem também adora receber bem e surpreender convidados com uma gastronomia diferenciada.






















Que orgulho! Mais um produto paranaense mostrando que qualidade e tradição podem andar de mãos dadas. 👏
Fiquei impressionada com a quantidade de rios que deságuam na baía. Não fazia ideia da complexidade desse ecossistema!
Eu prefiro peixe e camarão, mas confesso que a ostra tem um charme único, ainda mais com esse selo de qualidade.
Parabéns aos maricultores! Produzir com respeito à natureza e alcançar reconhecimento internacional é inspirador.
Já experimentei ostras com mel e frutas em floripa, e foi surpreendente! Combinação inusitada e deliciosa.